março 26, 2010

Observações...


Está se tornando cada vez mais raro encontrar pessoas que param para admirar uma árvore, uma flor, bêbados ou o jeito de uma pessoa apaixonada.

Um dia desses, eu, para variar, estava encostado no meu ponto de ônibus, pronto para ir à escola. De repente, lesei. Passei uns instantes pensando na vida, nos problemas familiares e amorosos, dentre outras coisas. Então, comecei a prestar atenção em uma árvore que estava a minha frente. Linda! Aqueles seus galhos e tronco tortuosos, mas de maneira grácil, e com uma imensa quantidade de flores desabrochando com tamanha sutilidade, conseguindo concretizar e tatear o vento, que encantava aquele local sem graça e tedioso.

Daí, perguntei a mim: Quantas pessoas pararam e observaram essa beleza igual a mim? Tenho certeza que não foram muitos.

De uns anos para cá, venho observando pessoas que levam a vida como um intenso reflexo involuntário, sem saber qual a sua essência, sendo movidas pela busca por dinheiro, pelo sucesso profissional, pelo consumismo desenfreado e, infelizmente, pela desgraça do próximo.

A vida está ficando monótona para aqueles que não buscam o elixir de viver, aqueles que esquecem o que é amar, o que é sofrer, o que é ganha e o que é perder. Termos que se contradizem, mas são palavras essenciais para aprender a viver.

Fácil é nascer, difícil é sobreviver num meio em que a seleção natural neodarwiniana consegue agir na sociedade onde só os melhores importam.

O melhor conselho que podemos receber é o de viver como o Sol nasce brilhando e morre brilhando. Mas, mesmo com o seu desfalecimento, jamais será esquecido.

5 comentários:

  1. As pessoas pararam de fazer o melhor da vida:observar!
    Estão esquecendo de observar a si mesmas e se tornandooo cada vez mais :EGOÍSTAS"
    Lindo textooo"

    ResponderExcluir
  2. e o pior é na maioria das vezes o 'sistema' nos leva a viver dessa maneira, sem parar pra observar a vida, contemplar as belezas.!
    òtimo texto.!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto, e fico muito feliz em ainda existir pessoas que OBSERVAM E PERCEBEM que estamos sendo levados por uma realidade fútil. E que não aceitam deixar se levar pelo sistema que fecha nossos olhos para as maravilhas do mundo! Parabéns.

    ResponderExcluir